FORMAÇÃO SOBRE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA

FORMAÇÃO SOBRE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE MORRO DO CHAPÉU DO PIAUÍ

Data de Publicação: 01/10/2021

Na primeira sexta-feira do mês de outubro de 2021 (01/10/2021), representantes do Programa Escola da Terra realizaram uma formação sobre Avaliação Diagnóstica: desafios e perspectivas pós-pandemia com professores (a) da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Morro do Chapéu do PIAUÍ. Essa é mais uma ação prevista no Plano de Retorno das Aulas Presenciais no município e do Programa Escola da Terra, aderido pela Secretaria Municipal de Educação. O encontro aconteceu na Escola Municipal Conrado Fenelon e contou também com a presença do Secretário Municipal de Educação Valdivino Sampaio Neto, coordenadores pedagógicos, técnicos da SME, diretores e secretários escolares.

A formação iniciou às 8h horas com a fala do Secretário Municipal de Educação e da coordenadora da UFPI, professora Keylla Rejane Almeida Melo, que destacaram a importância da metodologia de ensino do Programa Escola da Terra para as escolas com turmas multisseriadas e da formação para todos os professores que atuam em Escolas do/no campo. Em seguida, as formadoras Disnah Barroso e Márcia Moura explanaram de forma clara e objetiva, aspectos relevantes sobre a Avaliação Diagnóstica neste momento de retorno das aulas presenciais. As mesmas enfatizaram aspectos legais e pedagógicos sobre o desenvolvimento de uma avaliação da aprendizagem voltada para uma análise descritiva dos avanços e dificuldades dos alunos, bem como a organização de um planejamento com base nos níveis de aprendizagem dos estudantes, contribuindo para uma prática pedagógica eficaz dos educadores na retomada das aulas presenciais.

A formação também contou com a presença do contador de histórias, escritor, professor da UFPI e membro da equipe do Programa, Luiz Bonfim, que após a exposição da temática abordada sobre avaliação diagnóstica, autografou e, juntamente com as professoras formadoras e coordenadora do Programa, entregou para os gestores escolares, exemplares do seu livro Abelhinha Jandaíra, colaborando assim para o acervo de livros de Literatura Infantil nas escolas municipais.

O evento teve ainda uma belíssima apresentação do cordel de autoria da professora Rita de Cássia da Escola Municipal Antônio José de Lima, no qual a educadora enfatizou a importância do Programa para as escolas da rede Municipal de Morro do Chapéu do Piauí:

Eu vou falar de um programa

que tem na nossa educação,

é o programa escola da terra

que veio nos ajudar de montão.

Pois capacita os professores

Pra desenvolver a alfabetização.

O Escola da Terra é um programa,

que em 2021, chegou para somar,

Alunos e professores vão aprender

E nos estudos, vão se aprofundar,

Todos teremos mais cuidados

Na hora em que formos alfabetizar.

Já tivemos vários programas,

Em nossa secretaria de educação,

não desprezando nenhum deles,

pois todos nos ensinaram uma lição.

Mas o Programa Escola da Terra

Veio com bastante dedicação.

Sei que temos consciência

Do que devemos ensinar,

Mas aprendi novos conteúdos

Isso eu posso afirmar

Como “A abelhinha Jandaíra”

Que chegou para ficar

Eu peço aos professores

de nossa pequena região

que gostam de trabalhar

e desenvolver a alfabetização

ensinem as nossas criancinhas

a aprender bem essa lição.